CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Mostra-me as tuas mãos, dir-te-ei quem és

Diz-se que os olhos são o espelho da alma... Mas como da alma pouco se sabe, e o que se sabe não é interessante, não vou por aí. O que sei é que as mãos são o espelho da pessoa. Aliás, vou reformular: as mãos das mulheres, são o espelho delas! Assim sim...
Pois então, o que dizem as suas mãos?

  • Mãos de cadáver - mais frequentes nas mulheres que se drogam ou que fizeram casting para A Noiva Cadáver ou que fazem inalações de 2 camiões de tabaco por dia, ter mãos cadavéricas revela uma óptima saúde de barro, e uma mulher que pouco se preocupa com ela mesma. As cirurgias plásticas pouco ajudam nestes casos, mas basta mudar de vida e a coisa logo melhora... talvez...
  • Mãos embalsamadas - parece que foram acabadas de comprar na La Redoute, muito bem tratadinhas e com as unhinhas untadas com verniz natural (para as geneticamente mais afortunadas) ou com verniz sintético (para as que gostam de moderadamente desgraçar financeiramente os companheiros), são talvez aqueles tipos de mãos que qualquer mulher dita normal (deve ter) tem. (Nota do autor: peço desculpa por este ponto de reduzida graça, mas por razões de justiça, este tipo de mãos tinha de ser mencionado.)
  • Mãos de agricultora - por mais corajosa que uma mulher possa ser em ir trabalhar para a construção civil ou para o campo, se ao final do dia vier com um escudo de tarro na pele à prova de bala, ou, se trouxer bagagem na ponta das unhas, é algo que assusta qualquer homem. Se para elas a imagem ideal é a do 007 que depois de ser atacado por um tubarão no mar, chega à praia, retira o fato de mergulho e por baixo veste um smoking bem engomado; para eles, a imagem ideal é a da Lara Croft, que depois de escalar uma montanha, e de ter rasgado roupa e pele no processo, no fim, tem as mãos limpinhas e bonitinhas. Portanto, por mais violenta que uma profissão possa ser, ao final do dia, um simples escovar com um sabonete faz milagres. E até faz mais do que um pedaço de banha da Nivea.
  • Mãos galeria de arte - não digo que não seja interessante perder algum tempo a olhar para os quadros e esculturas de cada unha neste tipo de mãos retratadas na figura deste artigo. Mas não deixamos de pensar se, tratar das unhas daquela forma, em vez de se considerar um simples hobbie, não será mais uma forma de vida.. Talvez o tempo livre em excesso possa ser aplicado noutras coisas mais úteis e interessantes?
  • Mãos de bricolage - de vez em quando, lá aparecem umas unhinhas bem pintadinhas com cores bem vivas da Robbialac.. Pois bem, sou da opinião que se por acaso sobrar tinta, depois de pintar a casa, o excedente não deve ser aplicado nas mãos! É certo que mostram proatividade e até alguma inovação, mas... não!
  • Mãos de wolverine - como se não bastasse recusarem-se a cortar os sachos, ainda aplicam extensões para ficarem com as unhas gigantescas e afiadas.. E eu pergunto: mas porquê senhoras? Querem ser super-heroínas e entrar na equipa dos X-Men? Vamos lá ver uma coisa, o único super-poder que têm, ao fazerem tal coisa, é eventualmente o de conseguir um emprego sem trabalho. Porque literalmente é impossível fazer o que quer que seja com garras gigantes nas mãos! (Ok, começo a perceber esta "moda" de procrastinação e futilidade mas, santo deus!)