terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Jogos Olímpicos de Inverno

Ahhh.... o que dizer dos jogos olímpicos de inverno... ou melhor, dos "desportos" que por lá aparecem...

Bom, comecemos pelo mais conhecido: curling. Basicamente consiste em varrer o chão para que uma pedra-pomes escorregue até um alvo. Preciso mesmo de continuar, ou a descrição do próprio "desporto" basta? Ok, eu continuo. Parece que esta atividade foi inventada numa prisão da Sibéria, e não por empregadas domésticas! Até o bólingue que desgasta mais glicose, é considerado passatempo em vez de desporto!
Vamos agora para aqueles "desportos" que consistem em simplesmente deslizar por ribanceiras abaixo: luge, bobsleigh e skeleton. Sim, tal como quando éramos crianças e deslizávamos de skate ou em carros de sabão, ou até de escorregas nas creches! Parece que afinal, na altura, poderíamos ser atletas olímpicos se praticássemos tais atividades na neve! Vamos lá ver uma coisa, ainda se tivessem de controlar a direção, talvez fosse coisa para estar ao nível do desporto infantil, agora deslizar por trilhos pré-definidos, qual montanha russa? Que grandes atletas, hein? Sim senhor!
E a patinagem artística? Não deveria ser antes um concurso de dança em vez de um desporto olímpico? Qualquer dia, um desfile da Victoria's Secret é uma modalidade olímpica!
Saltos de esqui? Bom, fossem semelhantes aos que se fazem para a piscina, tudo bem.. mas não, exigem ainda menos esforço do que um praticante de canhonismo humano do Circo Cardinalli...

Eu sei que esta época não é tão divertida em termos de eventos como o verão.. Também sei que a neve torna as vidas mais complicadas, e tal como as moscas as pessoas com o frio ficam mais lentas. Mas por amor da santa, parecem desportos de lares de idosos! Até o bingo e o dominó (que à luz destes, poderão ser grandes desportos olímpicos) são mais emocionantes, porra! Quem inventou isto? Aliás, quem acreditou no sermão do indivíduo que teve a ideia de criar jogos olímpicos de inverno? Enfim... Querem desportos de inverno a sério? Façam os de verão em pavilhões... ou... deixo-vos com algumas ideias: maratona de trenós puxados por huskies, 50km marcha na neve, 200m barreiras no gelo em patins, salto em comprimento de esqui (em que sim, o atleta teria de andar realmente no sentido de ganhar velocidade... nada de empurrar ou ser lançado!), ciclismo em neve ou em gelo (o que for mais divertido), natação sincronizada em ambiente de Titanic, bobsleigh a remos (e de preferência a subir!), skeleton à Roller Bob (Toy Story!), luge à vela...

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Motoqueiro

Ser motoqueiro... Bom, o que dizer?

Em primeiro lugar, gostaria de desafiar a mente filosófica do leitor, e perguntar: o que tem de especial ser motoqueiro? Trata-se apenas de circular num veículo de duas rodas, e levar com ventania e chuvada na fuça... Para que raio existe sequer o conceito de "motoqueiro"? Eu sou um "carreiro", hein? Também é... não é nada! É um indivíduo que anda de carro!
E depois... bom, depois há toda uma enorme cultura por detrás disto... parece Hogwarts, mas com menos classe e mais disenteria sonora. Porque claro, andar de mota é especial, e é obrigatório vestir cabedal, se possível com caveiras e outras coisinhas esquisitas cravadas nas costas, e ter companhia... muita companhia! Enfim, veja-se a seguinte analogia com os carros: é o mesmo que um individuo que conduz um Mercedes Classe E andar com lencinho de aristocrata e pantufas de Hugh Hefner, só porque conduz um Mercedes Classe E, o qual é muito especial... ou, um indivíduo que conduz um AIXAM, vestir-se rigorosamente para a ocasião com uma boina de agricultor e calças fabris, só porque é uma naçõn andar de AIXAM! Imagine agora, que de cada vez que um AIXAM saísse da garagem, não era apenas um, mas algumas dezenas. Pois! Mais valia declarar feriado nacional...
Porquê senhores?
Até o processo de ligar a moto, que é simplesmente "dar à chave", é mais complexo que um lançamento de um vaivém da NASA! Demoram imenso tempo, e muitas vezes precisam de autorização do comando MotoHoustin para descolar!
O mais incrível é o que vem depois. Porque isto de estar impregnado numa cultura ancestral e milenar com... menos de 100 anos, tem muito que se lhe diga! (Ler com voz épica a partir daqui.) E tal como uma academia de estudantes que sempre fez coisas incríveis pelo país como... praxes e... ok, mau exemplo... E tal como os Templários que defendiam os cristãos e lutavam pela religião cristã, sempre tiveram um lado heróico e exemplar... Também a condução destes indivíduos é igualmente exímia de tal maneira... que, circulam nas bermas, ultrapassam pela direita, circulam no meio dos carros, fazem cavalinhos, fazem no fundo o que lhes apetece quando circulam em manada e prejudicam o trânsito, portanto... Meus amigos, uma moto, é um mero veículo, ok? Não é um cavalo alado ou um unicórnio que defeca ouro! Uma moto, é uma maquineta com rodas, como todos os outros veículos... para quê esta merda toda de andar em grupinho e vestidinho de maneira especial??
Duas coisas: conduzam bem; e deixem essa treta da "cultura & etiqueta" para a maçonaria!