Ahhh... viajar de avião... pôr-do-sol... estar acima das nuvens... ver o horizonte belo... ahh... é sempre uma aventura. Mas não, não estou aqui para falar daquela "aventura" que se resume a "subi ao Evereste", mas sim do "demorei 10 dias e quase ia falecendo ao subir ao Evereste".
Bom, não me vou perder a falar com o ridículo que é confiscarem águas e esquecerem-se que alguns Macgyvers podem ter uma bomba líquida na bexiga, ou uma ainda mais perigosa, no intestino. Refiro-me "apenas" ao ato de estar horas e horas sentado na cadeira de um avião!
Para mim, e certamente para a maioria, é uma tortura. Porém, há indivíduos que admiro tremendamente. Provavelmente são veteranos do Ultramar, ou especialistas em técnicas de resistência da PIDE, porque com aquela barulheira toda (que é mais ruidosa que mil máquinas de lavar a roupa a trabalharem ao mesmo tempo na centrifugação máxima), com aquela luminosidade toda (eu assisti a um, a dormitar profundamente com um ecrã com o brilho no máximo apontado à cara, capaz de competir com o próprio sol, estava a duas filas de mim, e incomodou-me!), com aquele desconforto de nos debatermos em dormirmos sentados (possivelmente é mais confortável dormir algemado ao teto, no quarto da PIDE), com aquela revolução intestinal (sim, é um facto, está provado cientificamente que a flatulência aumenta com as viagens de avião, possivelmente porque as bacteriazinhas também são torturadas como os seus donos!), com aquela má vizinhança (que bom é encontrar um badocha no lugar do lado, provavelmente deveria ter comprado 2 bilhetes, um para cada nádega), com aquele preço (seria de esperar que um bilhete que dá para ir até Marte, desse direito a mais alguma classe, mas não, viajassem galinhas ao nosso lado e seria igual a viajar num autocarro mexicano), com aquele tempo interminável todo... ainda assim... ainda assim!!!!... há quem consiga dormir profundamente!!! Como é possível?? Que treino militar incrível tenho de fazer para conseguir tal proeza?? Porque, como pessoa normal que sou (admito falar pela maioria), é completamente, absolutamente, inteiramente e perfeitamente impossível descansar num avião!!
E desta forma eu pergunto: porque raio tanta criatividade que a Inquisição, a PIDE e a CIA tiveram em inventar a tortura?? Basta meterem os prisioneiros num avião em classe turística!
Já agora um aparte, porque a tortura não é apenas para os passageiros. Desgraçados dos assistentes de bordo... Não, não falo do facto de terem de servir pessoas chatas. Falo do cenário que fica quando a viagem termina. São mantas, almofadas, talheres, papéis e pedaços de comida no chão!! Será que as pessoas esquecem-se de ser civilizadas por momentos (quiçá resultado da tortura) ou simplesmente vivem em pocilgas?? Devo dizer que já vi Pamplona mais limpa em plenas festas de São Firmino!