domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ser jovem e tal (crónica)

Ainda no outro dia ouvi uma notícia na rádio, em que se apresentava um estudo que defendia que os jovens estudantes universitários têm muitos comportamentos de risco.. Dormem pouco, bebem muito e têm comportamentos sexuais de risco, diga-se, sem protecção..
Bêbedo profissional

Ora.. Isto de mostrar que se é igual aos outros a fim de nos inserirmos num grupo de amigos, pode ter rituais de passagem algo duros... Nalgumas culturas corta-se parte do pénis, noutras rasga-se a pele, noutras colocam-se piercings de madeira, noutras fazem-se tatuagens com agulhas e aparentemente na nossa, o ritual é beber álcool e ter comportamentos de risco, entenda-se, perto da morte..
A diferença entre as culturas (aparentemente) mais atrasadas e a nossa, é que nas outras, o ritual é uma coisa de curta duração, de um dia a uma semana.. Na nossa, pode durar alguns anos, o que claramente não afectará em nada a saúde de quem as pratica..
Um Zé qualquer bêbedo

Não é só a saúde que sai prejudicada, mas também a imagem. Como se pode ver na figura da direita, o álcool traz alterações infelizes à aparência de quem abusa do mesmo.

Porque isto de ser jovem e tal, é a fase da experimentação, justifica-se claramente que se experimente. Não é uma questão de não acreditar no que lhes dizem, simplesmente, e tal como os bébés só sabem que detergente é veneno quando vão para as urgências, os jovens estão tão habituados a fazer experiências científicas que se vêm obrigados a experimentar se de facto aquilo que lhes dizem é verdade ou não. Um jovem, só percebe que se o esfaquearem ele pode morrer, se de facto o esfaquearem! Acho que tem lógica.. As notícias e o que se vê na televisão não interessa para nada. Experimentar dar um tiro no joelho, é a melhor forma de confirmar que as balas são más! Um jovem tem de experimentar conduzir bêbedo, ter um acidente, e isto tudo para ter mesmo a certeza que afinal o álcool coiso: pode matar ou colocar o dito cujo numa situação mais divertida.

E, como a vida só são 3 dias, temos de viver tudo tudo agora. Tem de se aproveitar tudo ao máximo. Quando se é jovem, é quando se tem de sofrer todos os acidentes. Acidentes, que diga-se de passagem, são extremamente interessantes e valem a pena. É tipo parque de diversões tás a ver? Acidentes extremamente interessantes como: (1) ficar numa cadeira de rodas, (2) ter o fígado rebentado com uma cirrose, (3) ficar sem rins, (4) apanhar SIDA, (5) ter um filho prematuramente, entre outras coisas igualmente divertidas. E isto tudo.. para...chegar ao fim dos 3 dias e ....ups..afinal agora vou ter de viver 40 anos com estes problemas.. Então, mas a vida não eram apenas 3 dias??? Não percebo. Eh pá bolas, acreditei na única coisa que era peta.. Mas eu percebo.. Basicamente o que querem é chegar a idoso, e jogar o jogo da saúde: "ah, mas eu já não tenho rins!" "ah mas eu, não tenho rins E também tenho um figado de um antigo amigo meu que morreu num acidente de mota porque estava a fazer corridas...muito cool que era" e claro, ganha o indivíduo que mais problemas de saúde tem, porque isso sim, é de homem..

O engraçado, é que na reportagem entrevistaram um jovem, que era o líder e o porta-voz de todos os jovens do país. Era o presidente de uma associação académica qualquer... O dito jovem (que tendo uma certa idade, devia ser um estudante profissional - a profissão é ser estudante), disse a seguinte frase muito filosófica: "quem nunca abusou que atire a primeira pedra". Palavras sábias.. Boys will be boys, e pelos visto não há nada a fazer...

O engraçado disto tudo, é que estamos a falar de estudantes. Portanto, indivíduos que mais tarde vão entrar no mercado de trabalho..e.. Pois, agora o leitor percebe tudo não é? Dormir pouco, borgas, estudar pouco, não saber um corno..Isto culmina em péssimos profissionais.. Sim, são estes indivíduos que mais tarde são acusados de negligência médica, que fazem com que aviões caiam e barcos se afundem, que transformam os taxis em carros de rally urbano, fazem pontes e edifícios que caem, dão em jornalistas da TVI, são professores de matemática que não sabem a tabuada, e..adivinhe-se..mais tarde são deputados e ministros.. AHHH....exactamente..explica muuuuuita coisa, não é?

E tu jovem? Que caminho seguirás?

Sem comentários:

Enviar um comentário