segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Estás a berrar ou a falar?

Eu tenho um fascínio especial por aqueles indivíduos que não têm botão de controlo de volume, sendo que o mesmo foi partido quando estava no máximo..

Se o leitor já se deparou com situações em que o nível sonoro que vem de alguém, é igual, independentemente de estar a 1 ou a 100 metros dessa pessoa, então sabe do que estou a falar. Possivelmente combateram no Ultramar e levaram com um morteiro a 2 metros..ou trabalham no Coliseu do Porto, mas..o que é certo, é que falam como se tivessem a cantar numa ópera. E qual é o grande problema disto? Bem, estas pessoas fazem com que os martelos dos ouvidos trabalhem mais que um grupo de trolhas 5 minutos antes da hora de saída...sendo que podem terminar o seu turno precisamente naquele momento.

E o leitor? Será um "Pavarotti"? Vamos ver.. 1) se a pessoa com quem está a falar começar a estremecer, a deslizar sem mexer os pés ou a fazer eco, então é provável que esteja a falar alto demais. Modere o tom de voz! Se passar para volume de Major Valentim Loureiro já é aceitável; 2) se está a falar calmamente com alguém, mas as pessoas que passam a 1 Km de distância olham, significa que o confundiram com um comício. Tente portanto moderar o tom de voz; 3) se sentir a sua garganta a tremelicar, e não for Espartano, o Miguel Sousa Tavares, ou o incrível Hulk, significa que está a esforçar-se demais, pelo que deve reduzir a intensidade sonora.

Sem comentários:

Enviar um comentário