terça-feira, 30 de outubro de 2018

Beleza real

Bom, já por aqui falei um pouco disto, mas foquei-me mais nos perigos e na parvoíce de ser obeso e ter orgulho nisso. O que é certo, é que há cada vez mais movimentos a promoverem a beleza real, o que é... estúpido. Vamos perceber porquê?

Não, não é só porque estamos em Portugal e quando nos comparamos com a Europa de Leste ou do Norte a "beleza real" ganha outro ímpeto. O problema é mesmo global.
Todos nós temos um herói nas nossas vidas, algo ou alguém que um dia almejamos ser ou pelo menos parecer. Há quem tenha o poster do Capitão América no quarto, porque um dia quer lutar contra os bandalhos, ter um fato de trabalho altamente, e ser um super-herói! Há quem tenha (acho que ninguém, mas deviam) o quadro da Marie-Curie no quarto, porque um dia quer ser uma grande cientista, fazer a próxima descoberta revolucionária, esquecer o significado de acidentes de trabalho, e ganhar o Nobel!
Ou seja, todos nós (acho eu) temos as nossas ambições e sonhos. Eu, por exemplo, sonho em casar-me com a Lara Croft e tornar-me no Batman. Contudo, o que estes movimentos de realismo (que mais parecem de surrealismo, porque felizmente a maioria das mulheres que vejo no dia-a-dia, e que acho que são reais, não são de fugir para o lado) defendem, é que não, não temos de sonhar com nada, temos o que temos, e temos de nos calar com isso! Ou seja, o herói das criancinhas, de repente torna-se no Tozé, o pançudo bêbedo da aldeia. E porquê? Porque é a única merda real e interessante em quem se podem basear!!
Eu pergunto: que mal tem em sonhar com algo perfeito, inatingível e literalmente de sonho? Estaremos a enveredar por uma sociedade cada vez mais preguiçosa, que agora até condena o ato de sonhar? Parte da culpa é (alegadamente) da Dove, que começou com esta palhaçada do mostrar e querer ser real. Aqui que ninguém nos ouve, o que eu lhes digo, é que para serem reais, não devem testar os seus produtos em animais. E porquê? Porque os animais não precisam de cosméticos! Aliás, para se ser real, nem os humanos precisam de cosméticos! E esta? Só agora é que reparei nesta ironia...

Um dos casos mais populares, é o da campanha "The Perfect Body" da Victoria's Secret, após a qual, muitas mulheres sentiram-se deprimidas. E que mal tem isso? Se se sentiram assim, é porque (ainda) não conseguiram chegar ao nível de "brasa" que todos os homens consideram como perfeito. Ai é? Não acredito que todos pensem assim! Pois bem, por alguma razão o desfile anual da VS literalmente para o trânsito em Times Square e é apenas o mais visto do planeta, e não o é pelas tendências!
Mas, nada de se deprimirem meninas, porque é possível qualquer uma ser uma mulher de sonho! E eu digo-vos porquê: porque os anjos da VS existem, e são mesmo assim na realidade! Dá trabalho, é preciso comer saudável, praticar desporto, e acima de tudo fazer alguns sacrifícios (que não incluem depilações complicadas nem usar cintas que espremem intestinos, trata-se mesmo de mudar de vida, para melhor!). Ou seja, não ser preguiçosa, que é aquilo com o qual os senhores do "real" (e que alegadamente têm barbas de náufrago) sonham...

Ainda assim, nada de desesperos, pois a maioria das mulheres, sonha com o príncipe encantado, mas casa com o Reinaldo Azeitolas, e a maioria dos homens sonha com a Claudia Schiffer, mas casa com a Padeira de Aljubarrota, portanto, isto significa que no que toca a decisões reais, a maioria está-se a cagar para o perfeito! O que não significa que não se possa (e deva!) continuar a sonhar! É perfeito, é sonho, por alguma razão, e por essa mesma razão, as estátuas gregas eram de deusas e deuses do Olimpo esculturais, e não da Maria e do Zé, um casal com os estômagos vazados, de criadores e provadores de maionese de mamute para temperar rojões da ração de ogre. Qualquer dia mudam a definição de "sonho" para "a melhor coisa possível que é possível ter num determinado momento", ou seja, a mesma definição de "casamento" para as mulheres... E o que seria do Rocky se não sonhasse em ser o melhor boxista do mundo? Se fosse "real", era caixa de supermercado e tinha a sua pança no Airbnb para aluguer (coisa que nunca conseguiria, porque na realidade ninguém queria dormitar num ventre masculino!).
Pensem nisso!