quinta-feira, 14 de março de 2019

Hobbies

- Ora então conte-me lá, quais são os seus hobbies?
- Bom, gosto de estar com a família e com os amigos. Passear e ir à praia. E fazer cenas.
Se o leitor se revê em pelo menos num destes "hobbies", lamento, porque na realidade isso significa que não tem hobbies nenhuns!

É verdade, é recorrente e normal ver as pessoas abusarem do conceito de hobbie. Bom, antes demais vamos defini-lo! Afinal, o que é um hobbie? O dicionário define-o como: actividade favorita que serve de derivativo às ocupações habituais. Ok, é um passatempo, algo que serve para passar o tempo, entreter. Mas, não sejamos idiotas (neste caso, o sentido é de indivíduo com ideias), porque também comer, dormir, defecar ou passear o cão caem nesta definição. Então porque é que não respondemos que também temos estas coisas corriqueiras e normais do quotidiano como hobbies? Porque é parvo! E porque são coisas corriqueiras e normais que TODA a gente faz! Logo, não tem qualquer interesse mencionar, nem que fôssemos celebridades! Assim sendo, o que será ir à praia ou estar com os amigos? Quantos iluminados e pioneiros conhecemos que fazem tais atividades inovadoras, incríveis e fantásticas? Pois bem... toda a gente!! Seria portanto mais correto e menos humilhante dizer "não tenho hobbies"!

Resta-nos completar a definição da palavra hobbie, para que seja uma vez por todas entendida, e é simples: basta que aquilo que fazemos nos nossos tempos livres possa de alguma forma ser profissionalizado, e convém também, já agora, que não seja feito por toda a gente! Porque sim, todos temos como "profissão" ser cidadão, mas apenas um beduíno se atreve a por isso no CV!
Alguns exemplos: praticar natação é hobbie porque... posso vir a ser o Michael Phelps! Check! Escrever esta porra de artigo é hobbie porque... posso vir a ser "jornalista" da MAGG! Check! Ser palhaço é hobbie porque... posso vir a ser professor de palhaços no Chapitô ou Youtuber (sim, infelizmente também é profissão)! Check! Ler ou ver séries é hobbie porque... posso vir a ser crítico! Check!

Ok, ok... neste momento há pessoas dececionadas, eu sei, lamento ter sido o jurado dos Ídolos para quem pensava que era o Pavarotti mas afinal estava apenas com dores enquanto cagava pilhas com hemorróidas, contudo, é assim a vida, nem todos querem ter hobbies. Considerem-se mais enculturados! Se ainda assim resistirem, podem sempre alegar que ler este blogue é "ler"!
Mas atenção, não há mal nenhum em não ter hobbies! Aliás, tal, até faz de nós pessoas perfeitamente normais, e isso, é, simplesmente... normal.

Sem comentários:

Enviar um comentário