sábado, 5 de setembro de 2020

O(A) Senhor(a) do Anel

E então, é uma felizarda que recebeu um anel de ouro com um diamante?
Ou então, é um desgraçado que teve de abdicar de algumas centenas ou até milhares de euros para oferecer um pedaço de minério à sua amada?

Se respondeu afirmativamente a alguma das questões, saiba que, para além de estar feliz, ao mesmo tempo, tornou-se num(a) temível senhor(a) do anel, entenda-se, num(a) sub-vilão(ã) do Senhor dos Anéis.. quer saber porque?

O Ouro
Ora bem, vamos falar do tão querido ouro... Porque é que vale tanto? Porque é que vale o que vale?
Bem, a resposta é simples: porque existe um grupo, de apenas algumas centenas de pessoas, que tem gostos extravagantes, simplesmente gosta de minério do tipo "Au". E como esse minério não existe em abundância, estão dispostos a cobrar muito dinheiro por isso! Não significa portanto que realmente valha alguma coisa, um casaco ou uma caneta, também não valem nada, vale o mesmo que os respetivos PVPs... no entanto, se forem usados por alguém famoso, haverá sempre um maluco no mundo que está disposto a pagar imenso por eles... vai-se lá saber porquê... e vai-se lá saber para quê... Mas adiante, porque raio o valor de todos os casacos e de todas as canetas haveriam de aumentar só por causa disso? Ainda não aconteceu mas, à luz de certos mercados, pode acontecer! É uma coisa maluca, não é? Pois!
No caso dos anéis, porque não comprar um de ouro falso? Parece e faz o mesmo, e não custa tanto!

Diamantes
É sabido que um pouco por todo o mundo, especialmente em África, existem falecimentos associados à mineração de diamantes. E porquê? Porque existem senhores da guerra e gangues que controlam a sua mineração e o seu comércio! Não é por nada mas, se há pessoas que não comem carne ou não usam roupas de pele, porque não querem ver animais a morrer, porque raio ninguém se importa em usar diamantes com a escravatura, pobreza e guerras a eles associados? Sim, é precisamente daqui que vem a parte do vilão em cada um de nós. No fundo, quem usa ou compra diamantes é um micro-investidor da guerra. Para além do mais, tal como o ouro, não é nada demais, é apenas uma porra de uma pedra transparente!
O mais incrível disto tudo, é que os diamantes sintéticos são mais perfeitos e mais baratos e não mataram ninguém (nem de vida, nem de susto quando vislumbrámos os seus preços)... no entanto, ninguém os quer! Talvez seja daí que vem aquele gostinho feminino pelos "bad boys"? Ahh... ele provocou uma guerra em África por mim!! Que garanhão!
No caso dos anéis, porque não comprar um com diamantes falsos? Parece e faz o mesmo, e não custa tanto!

No final disto tudo tenho uma nova moda para declarar: anéis e alianças de ouro, porque não serem antes de titânio ou de aço (os metais mais sexys e viris do planeta!); e os diamantes, porque não diamantes sintéticos ou pedaços de meteorito (estes sim, levariam à letra a poesia sedutora de "andei por montes e vales e pela Estação Espacial Internacional por ti... para te dar um pedaço do céu!")?
Deixem os minérios para as baterias e para eletrónica que bem precisam deles, senhores (e senhoras)!

Sem comentários:

Enviar um comentário