quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Polígrafo: existiu racismo no jogo PSG vs Basaksehir da Liga dos Campeões?

O que está em causa?
O jogo da Liga dos Campeões entre Paris Saint-Germain (PSG) e Basaksehir foi interrompido por o 4º árbitro se ter referido ao treinador adjunto do clube turco de forma, alegadamente, racista. Terá sido assim?

Ao 14.º minuto do PSG-Basaksehir, Sebastian Coltescu chamou o árbitro principal, Ovidiu Hategan, para expulsar o treinador adjunto do clube turco. "O negro está ali, vai lá ver quem é. O negro que está ali, não pode agir desta forma", disse Coltescu em romeno. Essas palavras foram captadas pelo visado, Pierre Webó, que ripostou de imediato e de forma insistente: "Porquê o negro? Porquê o negro?". (in JN)

Ora, quando nos referimos a alguém utilizando, única e exclusivamente particularidades físicas únicas e distintivas, como por exemplo, "o gordo" para nos referirmos a um obeso ou "o caixa de óculos" para alguém que utiliza óculos ou "o azeitolas" para alguém que não tem noção de bom gosto, fazemo-lo apenas para identificar uma determinada pessoa de forma fácil e rápida, caso não saibamos o seu nome. Por exemplo, dizer "o patinho feio" (que por acaso é cinzento) para identificar o único patinho cinzento, que toda a gente conhece e com quem simpatiza, de entre dezenas de vários patinhos brancos comuns é uma forma aceitável, embora insultuosa, de o identificarmos, correto? (Agora, por amor da santa, não façam como com as estátuas e não se metam a queimar livros do Hans Christian Andersen, ok?)

Por outro lado, e sendo que racismo significa "ódio por quem tem outra origem étnica ou racial", ao identificarmos alguém por uma característica não demonstramos ódio mas apenas desrespeito, que são duas coisas completamente diferentes. O "negro" é o único indivíduo de raça negra num banco de brancos. Se tivesse dito "vai para a tua terra" ou algo que um militante do PNR aprende na creche, aí sim, seria racismo.
Daí que, apesar de ter sido uma boa desculpa para interromper o jogo, não foi de todo racismo, apenas uma (alegada) manobra para esquecerem o possível processo disciplinar ao referido treinador. Como os americanos dizem: nice try!

Na escala de classificação do CarlosaxCritical, esta afirmação é:
Enganadora

Sem comentários:

Enviar um comentário