quarta-feira, 30 de junho de 2021

Notícias de chaha

Existe uma grande admiração pelos órgãos de comunicação social "profissionais", até porque são os que, normalmente, não produzem fake news que são basicamente aquelas notícias de vão de escada. Ahh! Sim senhora!
Bem, mas então com que grandes notícias nos presenteiam e nos deslumbram?

  • Renotícia: quem nunca assistiu a um direto que confirma o que alguém acabou de dizer? Porque fazem tal coisa, senhores? Já disseram a notícia, para quê ir ao local onde ela decorreu dizerem o mesmo? Ganhamos o quê? Enchimento de chouriças que depois afinal são alheiras?
  • Diz que disse: lembram-se das "queixinhas" da escola? Ahhh, ele disse que cheiravas mal! Ahhh, ela disse que eras uma porca! Bem, pelos vistos os jornalistas consideram as "queixinhas adultas" notícias! Quando um político ou alguém importante diz algo dramático mas não importante, é notícia! Depois, pedem uma resposta ao visado e, claro, é notícia! É certo que há "queixinhas" extremamente importantes para a sociedade como "o líder de oposição não está a fazer bem as coisas" ou "meu deus, está calori" mas, será que podiam... sei lá... cingirem-se àquelas coisas mesmo mesmo mesmo importantes que nos poderão afetar no dia-a-dia?? Hein?
  • Terror e tragédia: caros leitores, tenho a infelicidade de vos anunciar que existe tragédia em todas as nossas vidas. É verdade! É normal falecerem pessoas, ok? Não é preciso anunciar isso principalmente quando são coisas "normais" como pessoas falecerem baleadas no Brasil ou no Iraque. É triste, mas também é normal! Eu ainda era do tempo em que o obituário era uma discreta coluna no jornal local.
  • Patrocínios: é verdade, eu sei que é difícil de acreditar mas tenho uma notícia (esta sim!) bombástica para vos contar: há "notícias" que são anúncios disfarçados de notícia! Sim, é verdade! Sempre que vemos "notícias" de como será o Natal no Hotel X ou o novo Filme Y já está no cinema, estamos a falar de jornalistas que receberam dinheiro em troca de "noticiarem" essas "notícias". Claro que não estamos a falar de parcialidade nem corrupção! Até porque não estamos a falar de órgãos de comunicação social que publicam notícias a troco de dinheiro... pois não? Isto são apenas incentivos financeiros! Nada mais!
  • Desporto (aka futebol) cor-de-rosa: ahhh! Quem não quer saber no que o Ronaldo está a pensar ou no que o Jorge Jesus almoçou? Hein? Aqueles tipos de informação essencial para entendermos e percebermos de desporto/futebol! Não sei se já repararam mas os jornais desportivos são a versão máscula das revistas Maria ou Flash, só que em vez de famosas que gostam de aparecer são... famosos que gostam de aparecer...
  • Notícias: no fim disto tudo restam-nos as notícias! Sim, aquelas ditas cujas propriamente ditas. Coisas como saber que foi descoberta uma cura para uma doença ou uma nova tecnologia que nos pode levar a viajar no tempo. Pequenas coisas que nos poderão revolucionar completamente a vida, sabem? E claro, como são pequerruchas têm lugar nos 5 minutos finais de qualquer telejornal, só porque são "fofas"...
E é isto! São estas as notícias a que temos direito...
Agora, deixo-vos algo para pensarem: serão as fake news a "ganza" ou o "álcool" das notícias? Em que quando só estamos rodeados de merda lá "tem de ser" para nos esquecermos da desgraça em que estamos?

Sem comentários:

Enviar um comentário