Vamos então analisar as principais antíteses?
- Poupança implacável vs Despesa desenfreada: quem nunca ouviu aquele amigo mais visionário, que até tem o Excel no telemóvel para fazer todas as continhas ao pormenor, dizer que descobriu atalhos para fugir aos pórticos das SCUT e assim consegue poupar mais uns cêntimos por viagem? Incrivelmente, é o mesmo indivíduo que gosta de parar em todas as esplanadas e consumir sem necessitar, ou ter planeado, um cafézinho ou um bolinho ou uma cervejinha... e assim, gastar mais uns euros por viagem!
- Atarefado vs Procrastinador: toda a gente se queixa do trânsito, afinal de contas não é agradável ficar imenso tempo sentado, a ver carros, e a ouvir rádio... porque é uma perda de tempo! No entanto, ninguém se queixa de ficar imenso tempo sentado, a ver barcos, e a ouvir rádio, na praia... porque (não) é uma perda de tempo?!
- Anti-clima vs Anti-clima: quando chega o verão, queremos água para regar, e... está calor demais! Quando chega o inverno, não queremos tanta água nos regadios, e... está frio demais! Meus amigos, tiveram mais de 800 anos para se habituarem ao clima, porra!
- Crítico político vs Decisor político: nunca percebi a abismal diferença entre o número de pessoas que se queixa do governo e quer mudanças, e o número de pessoas que decide quem será o próximo governo... Alguém...?
- Mini-bandalho fiscal vs Mini-inspetor fiscal: o tuga é um animal que foge aos impostos e orgulha-se disso, porque é necessário ter uma enorme chico-espertice intelectual ao nível do Al Capone... aqueles bandalhos não ficam com o meu dinheiro, e tal! E depois, este mesmo animal, queixa-se de que não há dinheiro para pagar subsídios que necessita, ou para diminuir os impostos que ele próprio irá pagar. Esquece-se, que pagar impostos é o mesmo que contribuir para as despesas de família! Felizmente, o Estado não tem sicários... por enquanto...
- Comedor exigente vs Comedor sobrevivente: não tenho nada contra aqueles que reclamam porque viram um mini-mosquito na sopa ou que berram com o comerciante de frutas porque uma das suas maças está algo castanha... no entanto, tenho, de quem faz isso e logo a seguir não se importa de entrar em modo de sobrevivência e consumir sumo de uva putrefacto, vulgo vinho.
- Misofóbico vs Suíno social: ver uma colher um pouco suja ou ter de usar auriculares usados, é algo suficiente para muita gente chamar uma equipa da Deathclean... no entanto, esta mesma gente não se importa de partilhar uma colher de sobremesa com os amigos, ou de mudar a fralda do bebé sem nenhuma proteção.
Sem comentários:
Enviar um comentário