CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Sketches - Comemoração dos 10 anos

É verdade! Em janeiro de 2012 estrearam os sketches de animação produzidos por este blogue!

Tornaram-se na primeira série de animação portuguesa com transmissão exclusivamente online e impuseram-se como uma mini-revolução no humor nacional, pois até então não existiam conteúdos de desenhos animados, feitos em Portugal, com humor subversivo, nonsense e inteligente, inspirados em séries icónicas como Family Guy ou Simpsons. Destaca-se também o facto de todos esses conteúdos terem sido produzidos, escritos, animados e realizados por uma equipa muito reduzida de 1 só comum mortal que, também cedia a sua voz sensual à maioria dos personagens, sendo que por vezes eram convidados outros comuns mortais para o efeito (os quais se safaram muito bem, devo dizer, especialmente porque não eram atores, nem pro nem amadores!).
Foram muitas as horas investidas no processo de criação, com todas as idiossincrasias características de produzir desenhos animados, sendo que em média cada minuto demorava entre 3 a 4 horas para ser produzido.

A série estendeu-se por 7 temporadas episódicas, sendo as mais consagradas e conhecidas as do "Super-metediço", bem como os sketches soltos chamados de "Rapidinhas", totalizando 147 vídeos. De destacar que a curta-metragem "A Estória do Afonso", a qual deu origem à 4ª temporada, foi selecionada para um festival (ok, não sei se podemos chamar "festival" mas foi a Mostra da 8ª edição do Concurso de Vídeo do INATEL, na categoria "Prémio Fundação INATEL"), tendo sido exibida no Cinema City Classic Alvalade, em Lisboa, no dia 14 de Dezembro de 2013.

Quanto ao futuro, perguntam? Talvez algo aconteça, nunca se sabe, mas por agora não existem planos para mais sketches. 😔

Por agora, vamos comemorar: ora assista ao best-off dos CarlosaxCritical Sketches! 


(Se por acaso tiver achado graça, não hesite em ver os mais de 140 vídeos disponíveis no canal!)

Sem comentários: