CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

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sábado, 12 de fevereiro de 2022

Polígrafo: as motas são construídas para fazerem barulho?

O que está em causa?
De cada vez que uma mota se cruza connosco, parece que os nossos tímpanos perdem alguns anos de vida, os seus motores fazem mais barulho do que um F-16! E a questão é: será que as empresas que fabricam motorizadas são assim tão cretinas que não se importam com a saúde das pessoas? Ou será que a sensual e alta tecnologia que permite que máquinas tenham muita potência sem ruído ainda não chegou ao mundo das motos?

Na realidade, a maioria das motos saem das fábricas e dos stands a fazerem tanto barulho como os carros modernos, que é perto do zero, porque obviamente seguem as mesmas orientações dos seus irmãos: têm abafadores de som nos escapes. Então, coloca-se a questão: porque é que a maioria das motos fazem barulho??

A resposta é simples: porque os motoqueiros instalam escapes para fazerem barulho! Sim, tal como as crianças quando lhes oferecem a primeira bicicleta e instalam uma garrafa no pneu para fazerem barulhinho. Só que a justificação não é tão infantil como no caso dos azeitolas que têm carros tuning e que é: porque sim! A justificação prende-se com o mito de "escapes barulhentos salvam vidas". Ou seja, os motoqueiros entendem que se forem ouvidos, têm menos possibilidade de terem acidentes. Ora, isto é um mito, em primeiro lugar, porque o barulho é encaminhado para trás, e os perigos estão à frente, e em segundo lugar, porque só é perigoso conduzir uma mota se ela for mal conduzida. E mais: já pensaram que existem condutores surdos? Pois bem, é precisamente por essa razão que existem luzes! Uma moto vê-se muito bem, a não ser que circule à mesma velocidade que o Lewis Hamilton quando tenta vencer um GP ou que façam manobras que só deveriam ser feitas dentro de um circuito fechado de Hollywood. E mais: e as bicicletas? Será que os ciclistas também devem instalar sistemas de som a debitar reggaeton no mesmo volume de um concerto do Rock in Rio? Tornaria o ciclismo, igualmente, mais seguro? Possivelmente não, só ficaria mais azeiteiro e odiado. Que é precisamente o que acontece com os motoqueiros! Porque é que sempre que uma moto passa por nós, ficamos sem tímpanos? Para lhes salvarem as vidas? Não, para os tornarem mais irritantes e detestáveis... e mais... se tivesse um lança-granadas eu lançava-lhes um míssil e rebentava com aquela merda toda que iriam saber o que realmente era barulho catano, salvar vidas??? Calma, calma... pensa em carros elétricos... ahhh... ok... já estou mais calmo...

Continuando. Sendo a razão a segurança, digo-o novamente: é um mito! Uma moto ruidosa não é mais segura! A segurança está na visibilidade (material refletor, luzes) e eventualmente na buzina (cujo som é direcionado, esse sim, para a frente) mas que só deve ser utilizada em caso de perigo iminente. Contudo, a verdadeira segurança está em conduzir bem! Entendido? Adicionalmente, fiquem a saber que a barulheira equiparada a um lançamento da NASA, felizmente, tem os dias contados, com a entrada em vigor da tão aguardada inspeção a motociclos e das normas europeias para redução de ruído.
Caras motinhas, não se esqueçam que as vossas irmãs mais evoluídas e bonitinhas e bem boas(!), as motos elétricas, estão à vossa espera!

Assim, a conclusão é: não, as motas não são construídas para fazerem barulho, os donos é que cretinamente querem que elas façam barulho!

Na escala de classificação do CarlosaxCritical, esta afirmação é:
Falsa

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