Está na hora de falar dos Robins dos Bosques contemporâneos. Talvez não seja o melhor nome, mas porque não?
Bom, falemos então de 2 exemplos de senhores que decidiram fazer justiça pelas próprias mãos... ainda que antigamente roubar aos ricos fosse algo positivo - porque normalmente eram da nobreza corrupta ao contrário dos ricos atuais que são (alegadamente) empresários que lutaram para tal, - vamos considerar esta metáfora justa, ok?
E quem são eles? Bom, do primeiro lado do ringue temos um polícia com (alegado) excesso de bazófia. E porquê? Porque ao que parece, apenas fazendo o seu trabalho, que é "justiça", decidiu agredir bandalhos! Uiii... o público reage. Meu Deus! Agredir inocentes bandalhos?? Parece que sim. Para quem só agora chegou à Terra, sempre que alguém é detido, significa que muito possivelmente cometeu algum tipo de crime, classificando-o de "criminoso", que aqui designamos de "bandalho". Ora, até aqui tudo bem, até ao momento em que a sociedade cai em cima do desgraçado do polícia, como se fosse um soldado romano que estivesse a agredir Jesus Cristo. Só que não se trata de Jesus Cristo, senhores, mas de... um bandalho! Repito, trocando por crianças: polícia agride bandalho. É preciso explicar mais? Ainda que fosse "excesso de força", não compreendo a razão da reação por defeito ser: considerar o próprio polícia como bandalho!? Isso é impreconceito, senhores!
Do outro lado do ringue temos um indivíduo que, para os mais leigos, se pode designar de "assaltante digital". E o que faz? Bom, fazendo uma abordagem sensual deste crime, basicamente acede ilegalmente a sistemas e divulga documentos comprometedores. Ok, cometeu um crime, não nos vamos esquecer disso, porém não é assim um crime tããããão grave quanto isso, certo? Depende do ponto de vista, mais concretamente do da vítima. O que faria o leitor se alguém "roubasse" as fotos de "porno caseiro" que tem no seu computador? (Se ficou admirado com o conceito: partilho da sua admiração, nunca entendi o objetivo em gravar e guardar tais coisas. Se ficou assustado com a possibilidade: exatamente!!!) Pois bem, e no final disto tudo, a sociedade cai em cima deste senhor? Não! E porquê? Porque é um herói que divulgou cenas que incriminavam outros... Ou seja, é bufo!
Oh, mas onde estão estes senhores sempre que um "bufo" - que é um grande "bandalho" porque denuncia pessoas que cometem desde asneiras a crimes - "bufa" contra alguém?
Desde criança que me lembro em ser "whistleblower" (bufo) e tanto os adultos como os "bandidos" me caiam em cima. Uns diziam: é feito falar mal dos outros! E os outros: foge, foge seu filho da... Portanto, os bufos normalmente são maltratados: na máfia transformam-se em comida de peixe, na sociedade em geral tornam-se parias... Ninguém gosta de bufos (e nunca percebi porquê). Até hoje! Um dos maiores bufos portugueses de sempre, o Rui Pinto, o nosso Snowden... é adorado por todos! Será que o mundo está a mudar para melhor? Não, não! Ohh, fosse apenas bufo, e ninguém quereria saber dele... mas como é um bocadito criminoso, já tem fãs! Criminoso?? Pois é, não nos vamos esquecer, que, alegadamente, (para além do mini-crime de aceder ilegalmente a sistemas blá blá blá...) terá extorquido clubes desportivos... O que é isso? Extorsão é o mesmo que a máfia faz, senhores! E ninguém nos diz que não terá tentado o mesmo com Isabel do Santos. Pois, porque isto de estar atrás de um computador a tentar entrar em sistemas, tem muito mais pretensões do que a simples glória de Roma... e se se conseguir ganhar algum no processo, é isso que se quer! Daí que ele não é nenhum um santinho... Se merece proteção porque sabe "cenas", merece sim! Se merece estar preso... tendo em conta que cometeu alguns crimes, apesar de "ligeiros"... também merece! Portanto vamos deixar a justiça atuar, ok? Agora, temos é de nos sentar confortavelmente no sofá, porque só daqui a 20 anos é que vamos saber o final desta história!
Então... e o tal polícia de que ninguém gosta... porque agrediu... ? Bolas... já ninguém está a ler isto...
Sem comentários:
Enviar um comentário