CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Uma questão de política ou de fisiologia ou de saúde

Sempre que alguém tem uma, alegada e aparente, "mania", questiono-me: porquê?? Ok, é mentira, a minha primeira reação, normalmente, é olhar para o pulso em busca de uma pulseira do Júlio de Matos... Como normalmente a dita cuja não existe, tento entender o porquê daquela porra de mania!

Vamos a um exemplo comum para os dias que correm: ser vegan/vegetariano. Analisemos então o problema decompondo-o em hierarquias de afirmação.
Se é um problema de saúde (sabe-se lá se tal é possível, visto que todos nascemos omnívoros): tudo bem... não pode comer carne... é compreensível, já que se dermos um bife a uma vaca ela possivelmente comete seppuku com os próprios cornos! Se é um problema fisiológico (sabe-se lá se tal é possível, visto que todos nascemos omnívoros e como tal - e isto está cientificamente comprovado - é impossível não gostar do aroma de carne grelhada... aiii meu Deus! só de pensar nisto... calma.. calma...)... tenho dúvidas, mas tudo bem... ainda assim dou um desconto, há carnes que até têm bedum, e como tal, é possível enjoar das mesmas! Agora, se é um problema político... meus amigos... isso é simplesmente... parvo! E porquê? Bom, por "político" entenda-se "não como carne nem que esteja a morrer de fome" e não "não me apetece" ou "evito". Daí ser (lá está) parvo!

Acreditem, eu sei do que falo: não bebo álcool. (Esperar pelo suspiro de admiração. Já por aqui falei várias vezes disto, vejam os artigos!) E como tal, quando me perguntam "porquê", a resposta poderia ser "saúde" - que se compreende PERFEITAMENTE PORQUÊ -, poderia ser "política" - ou religiosa, que também se aceita perfeitamente... - mas é "fisiológica": porque simplesmente não gosto! Tal como consumir fezes ou urina também é uma questão "fisiológica" para a maioria das pessoas.. Mas lá está, não consumir derivados de excrementos, não se trata de "política", porque - tal como o Bear Grylls sabe - em caso de urgência lá tem de ser. E assim, no caso do álcool, em caso de urgência (sede) o princípio é o mesmo do da água salgada, ou seja, vale mais estar quieto!
Daí que, volto a dizer, caros amigos vegetarianos/vegan: podem evitar comer carne, compreendo perfeitamente, agora, em situações limite, como ser refugiado, acampar no Saara, ou ser recebido como convidado e a chefa de serviço (vovó ou mamã) ter feito o seu "leitãozinho super-bom-especial", e, mesmo assim, rejeitar consumir carne só porque sim... é parvo! Volto a dizer, volto a repetir: É PARVO! Deixem-se disso, há melhores "políticas" para adotar. Se o objetivo é reduzir a pegada ecológica, é MUITO mais significativo por exemplo, deixar de andar de avião ou deixar de comprar o que não é necessário, do que não comer carne, está bom? Até porque quando os humanos apareceram, os animaizinhos já por cá andavam a peidarem-se à grande e nunca rebentaram com o planeta!
Pronto, e com esta me despeço, ide em paz, caros leitores!

Sem comentários: