CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

terça-feira, 22 de junho de 2010

Vamos aprender!

Bem, voltando ao início...Onde é que se aprende? Na escola! Muito bem... E supostamente o que se aprende na escola, mais concretamente no ensino básico? Bem, os conhecimentos básicos para sermos cidadãos... E que conhecimentos são esses? Bem, entre coisas que podem dar jeito como saber fazer contas para não nos enganarem, ou saber escrever, também se aprendem coisas desnecessárias é verdade... Mas acima de tudo, aprende-se a ser cidadão, certo? Ou seja, eu sei tudo no que toca a pagar impostos, tratar de assuntos da segurança social, ver se contratos de trabalho estão correctos e não estou a ser explorado, e por ai fora certo?

Ora, era aqui que queria chegar....de facto NÃO! Pois é, o ensino básico que devia ser a escola para a vida, com o objectivo de formar acima de tudo cidadãos, de facto não os forma. Preocupa-se mais em ensinar o que raio é uma rima cruzada ou a saber a história dos Maias (que diga-se de passagem tem dado IMENSO, mas IMENSO jeito na minha vida até agora), do que em ensinar coisas tão simples como: o que raio tenho de fazer quando entrar no mercado de trabalho? Como posso poupar e como posso investir o meu dinheiro? Ou simplesmente, conhecer algumas leis. Ora, esta é muito interessante, porque posso argumentar e com razão, que não sabia que por exemplo roubar era crime, e portanto não posso ser castigado por isso!

Enfim, apenas coisas que vá lá, certamente são essenciais qualquer pessoa saber...

1 comentário:

Marco disse...

O básico é cedo (em alguns casos não tão cedo assim) mas pelo menos do secundário é muito mau os alunos sairem sem algumas noções do "mundo real". E então chegando à faculdade o cenário fica mais agravado...

Eu gostei dos Maias... Mas era muito mais importante terem ensinado quais os descontos que tenho que fazer quando for trabalhar (e provavelmente poupava tempo que podia ser usado para aprender outras coisas como os tais tipo de contratos e alguma legislação)

Quem sabe daqui a 20 anos isto mude :P