CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

sábado, 31 de julho de 2021

(Des)Igualdade de género

A Vida do João
- Olá papá. Queria ser astronauta e piloto de caças e empresário e bombeiro e futebolista!
- Claro que sim, filhote! Mas tens de começar já a trabalhar para isso!
- Olá mamã. Queria ser astronauta e piloto de caças e empresário e bombeiro e futebolista!
- Boa, Joãozinho! Vai arrumar os brinquedos, vai!
- Está bem, mamã!

(20 anos depois)
- Olá Sr. Dr. João! Como estás?
- Estou bem, caros papas. Estou a caminho do Algarve para meter botox numa esposa de um jogador de futebol que acha que fica melhor assim, a parecer uma apicultora que rompeu o véu por acidente...
- Já atestaste o teu BMW?
- Ahahah! Mamã, agora funcionam a eletricidade e são carregados na autoestrada!
- Ah, pois é filho! Bem ditos homens que sonham com coisas impossíveis e depois fazem-nas acontecer!
- E tenho uma surpresa para vocês! Comprei bilhetes para irmos ao espaço!! (Que, por acaso, se tornou possível devido a empresas fundadas por homens)
- Que bom!! Obrigada, filho!


A Vida da Joana
- Olá papá. Queria ser astronauta e piloto de caças e empresária e bombeira e futebolista!
- Claro que sim, filhota! Mas tens de começar já a trabalhar para isso!
- Olá mamã. Queria ser astronauta e piloto de caças e empresária e bombeira e futebolista!
- Tu estás é parva! Tens é de arranjar um bom marido que goste de ti (não precisas de gostar dele, porque és tu quem vai ser adotada) e ser uma boa dona de casa! E se puderes fazer o mínimo possível, melhor. Deixa o trabalho maior para os homens, não sejas tonta!
- Está bem, mamã...

(20 anos depois)
- Olá Joaninha! Como estás?
- Estou bem, caros papas. Estou no Algarve a passar uns dias para me meterem botox aqui numa clínica. Quero impressionar o meu Ruminaldo que foi jogar a Barcelona!
- Já atestaste o BMW do teu marido?
- Ahahah! Mamã, eu tenho motorista quando ele não está no país, ele trata disso. Aliás, tenho a carta mas acho que já nem me lembro de como se conduz...
- Ah, pois é filha! Bem ditos homens que fazem tudo por nós e nos sustentam. Lembras-te do que te dizia? Estás feliz, não estás?
- Eu acho que ele me anda a enganar... Mas também não me queria divorciar, como casámos com separação de bens, ficava sem nada... Não queria ir para o desemprego (até porque não tem direito porque não tem profissão a sério; sim, é um homem, mais uma vez, que tem de falar por ela, haja paciência!)...


TPC para o leitor:

  • que tipo de vida escolheria e porquê?
  • será que o género dos sujeitos limitou-lhes as opções ou terá sido o género dos outros que os limitou?
Pensem nisso na próxima vez que vos falarem em igualdade de género!

Sem comentários: