CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

segunda-feira, 7 de março de 2011

A especulação

Ora, então vamos lá falar desta coisa muito engraçada, que dá pelo nome de especulação.. Pois é, mas então que raio é isto?
Bem, o dicionário define especulação como: o ato ou efeito de especular, na realidade o dicionário define muita coisa desta maneira, ficando as pessoas na mesma..vamos então tentar outra vez: contemplação ou consideração de algum assunto.. Bem, trocando por miúdos, especular é basicamente: como eu acho que isto vai ser assim, vou alterar tudo tal como se na realidade já fosse assim..
Ou seja, "ah e tal eu acho que por aquele país estar em guerra vai produzir menos petróleo e o que vai vender vai ficar mais caro, portanto, vou já subir os preços..só porque sim (apesar de o que tenho em reserva ter o preço antigo e actual)". Mas então na realidade não subiu nada, pois não? Eh pá, não..mas eu acho que vai subir.. Ora, se duas pessoas normais estivessem a falar assim, diga o caro leitor se não as mandava para o manicómio? Mas isto faz algum sentido? A gente paga mais porque na realidade os custos são maiores? Ou porque um idiota qualquer pensa que no futuro vão ser?

Como seria se toda a gente especulasse? Em que mundo de loucos estaríamos?
O Sr. da mercearia: eu subi os preços porque acho que vou ser assaltado esta semana..
O Sr. polícia: eu passo-lhe a multa agora apesar de não ter feito nada, porque penso que vai fazer..
O Sr. professor: dou já negativa a todos mesmo antes de começarem o teste..

Sem comentários: