CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Agências de rating (crónica)

Bem, há algum tempo já tinha dado a minha opinião sobre as agências de rating.. Mas desta vez foi demais.. E então tenho mesmo de fazer uma crónica sobre isto..

Ora então o que leva uma agência de rating a dizer que Portugal está ao nível do Ruanda? Como é que os ratinstas avaliam um país? Quem lhes paga? Para que servem? Porque existem? Tantas perguntas que o zé povinho faz..

De facto, há certas coisas que sempre existiram, sempre funcionaram, mas de um momento para o outro as pessoas começam a questionar: porquê. Simplesmente....porquê?? Bem, parece que os indivíduos que se divertem a comprar dívidas aos países, precisam de entidades que lhes digam se o país consegue pagar-lhes ou não... Mas então, são eles que pagam a essas entidades? Nah senhor! Quem paga é quem é avaliado...!
Desculpe... como? Hein??? O quê??? É verdade..! A entidade que é avaliada, como por exemplo um país, é que tem de pagar (e não é pouco), à agência de rating.. Ora pois claro..não é? Isto é o mesmo que eu ir a uma loja, e o quê? Eu vou pagar os produtos? Era o que faltava! A loja oferece-mos, para eu os avaliar e depois criticar ou elogiar a loja, para ganhar ou perder mais clientes.. Claramente.. Este negócio de burros, e que aparentemente tem funcionado muito bem até agora, é realmente muuuiito interessante...

Mas então o que se passou? Porque se fala tanto nisto agora?
Imagem A (deve ser a India) -> igual à B segundo os ratings
Bem, é simples.. A partir do momento, em que um grupo de zés diz que a imagem A é igualzinha à imagem B.. Os burros começam a despertar, e a perceber que, das duas uma: ou os zés que fazem o rating têm miopia aguda e não usam óculos; ou então enganaram-se como sempre, mas desta vez com uma margem muito maior que as outras vezes...
Imagem B (sim, é Lisboa) -> igual à A segundo os ratings



Depois há a questão extremamente interessante do conhecimento que têm..
Ou seja, quem é que conhece bem o nosso país? Nós mesmos? As empresas de cá? Nahhh senhor! É mais que óbvio que não! Então claramente que é um grupo de murcões, sentadinhos nas suas secretárias do outro lado do Atlântico, e que apenas se baseiam naquilo que lá chega.. Ahhhhh..então estás a dizer que isto dos bits percorrerem KM e tal, podem-se alterar? Eh pá não! Simplesmente são uns zarolhos de primeira, e não vêm bem as coisas..

Para concluir, fica então a pergunta no ar: porque vamos confiar e pagar a uns cara%%os que parece que têm miopia? O leitor confiava num cego para o conduzir de carro? Não será melhor...se calhar..mas só se calhar...confiar em entidades oficiais que não têm interesses económicos?

Sem comentários: