CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

segunda-feira, 3 de março de 2014

O piquete cigano

Há um serviço que sempre me fascinou, e que dá pelo nome de piquete cigano. Mas quem são essas boas e simpáticas almas? E o que fazem?

Bom...(por favor ler isto ao som de uma música épica), eles existem para proteger os ciganos fracos e oprimidos! Sempre que um cigano se sente sozinho numa das sociedades menos discriminatórias do mundo... eles estão lá! Sempre que um cigano não tem posses ou força para fazer protestos violentos....eles estão lá! Sempre que um cigano está mais de 5 minutos à espera numa repartição pública...eles estão lá! E foi precisamente isso que presenciei no outro dia... Fui a uma repartição pública, onde estavam 2 ciganas à espera da sua vez, e passado um bocado apareceram reforços, talvez porque pensaram que estavam tempo demais à espera.. Ora bem, por um lado compreendo, estava muita gente.. acho até que à entrada vi os bombeiros montarem tendas de campanha para os refugiados...quer dizer, para os cidadãos. De certa forma parecia estar na Síria, com tanta gente à espera mas, ainda que hajam mais pessoas que piolhos numa creche, existe uma nova tecnologia nos países civilizados que se chama "senha", e a qual designa um número de ordem para se ser atendido.. Ai é? É!
Apareceram de forma muito rápida! Daí que sempre me perguntei: será que existe um número nacional de emergência cigana? Sempre que um cigano está à espera há mais de 5 minutos numa repartição, liga para o 120, e um piquete de emergência sai numa carrinha Ford modelo cigano e vai imediatamente para o local! Ainda que seja bom ver arte de borla, é aquele tipo de espectáculo ao qual eu não quero assistir...porque já sei como é, depois de acrobacias, porrada e declamações poéticas do tipo Fernando Rocha, ainda vêm cobrar bilhetes e tentarem vender sapatilhas da Naike.

Portanto meus amigos ciganos, só gostava de sugerir uma coisa: podem comportar-se como... cidadãos normais? Ou então... alargar o serviço do piquete cigano aos comuns mortais? Agradecido.

Sem comentários: