CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

sábado, 4 de outubro de 2014

Escaravelhos digitais

Certamente que o leitor já recebeu daqueles emails fecais de evangelistas que anunciam a auto-palavra de Deus... Daqueles indivíduos que insistem em mostrar à maior fatia possível de pessoas que são bons samaritanos ou que são candidatos a presidente da junta (de Lego que têm em casa). E quando recebe o quadragésimo email, já está com vontade de atirar o computador porta fora ou suicidar-se?

Pois bem. Há pessoas, que provocam inveja aos escaravelhos, pela sua alta capacidade em organizar e catalogar merda digital. Defecam todo o tipo de porcarias para o ciber-mundo, desde fotos dos seus pés (alguns com civilizações avançadas de fungos que até já descobriram as viagens espaciais), notícias extremamente importantes como terem chegado a um determinado sítio (parece que a época dos descobrimentos ainda não acabou) ou simplesmente jogar ao "rei manda dar um traque social" (daqueles mesmo mal-cheirosos que afectam todos, literalmente, porque depois têm de os retransmitir).
No entanto isto não é assim tão mau, porque a maior parte das pessoas tem autoclismo digital. O pior, é quando esta defecação é transposta para o mundo profissional. Por exemplo, após alguém anunciar algo (porque um anúncio é naturalmente feito para "toda" a gente), há certas pessoas que decidem responder da mesma forma - para "toda" a gente. Tal como se enviassem uma carta aberta. Uma simples felicitação que devia ser privada - entenda-se apenas e só apenas para a pessoa que fez o anúncio - torna-se num espectáculo que faz concorrência ao Cirque du Soleil. Mas porque fazem isso? Ok, se eu anunciasse que o meu filho acabou de nascer às minhas amigas divas cantoras de ópera, eu não me admirava que fizessem espectáculos nos coliseus só para comemorar tal feito... Agora simples humanos? Porquê senhores? Porque têm de anunciar a toda a comunidade que disseram algo a uma pessoa e são portanto bons exemplos de gentinha que se encontra à venda numa boutique perto de si? Nem quero pensar no que vão fazer quando pedirem alguém em casamento... convocar uma peregrinação circense seria coisa pouca de certeza...

Isto tudo para dizer que a experiência exacerbada em disenteria digital, não justifica responder a todos os emails com conhecimento para toda a gente, ok? Para isso existem sanitas digitais como o Twitter ou o Facebook... Quando quiser ver teatro de demonstrações afectivas (falsas?) entre personagens vou... ora... ao teatro!

Sem comentários: