CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Festa ou estado de guerra?

Para quem tem o prazer de viver em cidades que comemoram festas populares da pesada, seja S. João ou S. António, então sabe do que vou falar...

Ora bem, eu só gostava que alguém me explicasse, porque raio nalgumas cidades, se confunde festa com guerra? Uma coisa é um pequeno fogo de artifício tipo fim de ano da Madeira de 20 minutos, outra é um rebentar repetitivo de milhões de foguetes durante mais de 8 horas. A juntar aos mísseis oficiais, temos ainda os foguetes que o comum cidadão gosta de lançar. Parece um relógio feito de bombas que até a porra dos segundos marca! E eu pergunto: mas porquê senhores? Parece a invasão do Iraque! Será precisa tanta bomba e tanto tiro? Mas é uma festa ou um funeral de um terrorista do Estado Islâmico? Nem os 3 filmes dos Expendables juntos, se comparam aos cataclismos que estas noites são!
Da história, sabemos que tudo teve origem na China, o objetivo do fogo de artifício era assustar os maus espíritos. Pois bem, passados 2000 anos tenho a certeza que com "festas" destas, não só os fantasmas ficam extintos (deixando no desemprego os ghostbusterscomo também se está a contribuir para que outros "maus espíritos" desapareçam.. Más sogras e maus sogros com problemas cardíacos (e não só), vão suplicar pelo seu falecimento nestas noites. Para quem ainda não acredita que se trata realmente de um cenário da guerra da estrelas, e tem mais compaixão por animais domésticos do que com pessoas ou insectos, fica desde já avisado que para os cães - que ficam a ladrar toda a noite com o reto encarquilhado porque já não há mais fezes para serem expelidas com tamanho susto - é pior que o Lenine ser torturado pela PIDE. Pensem nisto senhores dos direitos humanos dos animais..

Para terminar, de referir ainda que tal como na festa da 2ª Guerra, as intervenções militares dos santos populares, contam igualmente com o pânico das populações aquando da compra das sardinhas a preço de gasoil, refugiados abandonados, guerra química pelas ruas, artilharia anti-aérea e bombardeamento das urgências recorrendo à guerra biológica. Vamos ter mais tino meus amigos, ok?

Sem comentários: