CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

sábado, 2 de janeiro de 2021

Manifesto pela Identidade Etária

Caros concidadãos,

Porque razão declaramos a nossa idade (através da data de nascimento) em formulários ou em perfis? Qual o objetivo? Bom, na maior parte dos casos, o objetivo é determinar se legalmente poderemos realizar determinadas coisas, como: beber álcool, conduzir ou jogar no casino. E nas restantes situações? Porquê dar a data de nascimento ao empregador (assumindo que somos adultos)? Porquê dar a data de nascimento ao banco? E numa aplicação de encontros? E num concurso? E no desporto? E num curso? E numa loja? E numa sondagem? E numa simples pergunta mais pessoal?

Meus amigos, ao contrário da identidade de género, que aqui já falei e, que tem implicações negativas para a sociedade, escolhermos a idade com que nos identificamos, e assumindo, claro, que a idade legal para realizar determinadas ações está sempre assegurada, tem não só vantagens para a nossa própria felicidade como vantagens concretas para o resto da sociedade. Por exemplo, em termos teóricos, assumimos que uma mulher que tem uma idade cronológica de 40 anos é "velha", no entanto, se tiver uma aparência incrivelmente jovem, se tiver uma idade biológica de 30 anos, e se se identificar com essa idade, porque não poderá fazê-lo? Tenho a certeza que mesmo quem procura por uma trintona também procuraria uma quarentona que parece ser trintona, não? Será justo prejudicar a sua vida e dos demais só por causa de uma mera certidão de nascimento?? Será justo julgarmos um livro apenas pela capa e uma pessoa só pela sua idade cronológica, sendo que muitas vezes a mesma está desfasada da idade biológica?

Por muitas vezes já ouvi "pareces mais novo", só pergunto: porque não oficializar isso? Se um travesti já pode oficializar que é mulher, porque não assumirmos (oficialmente, sem restrições e sem cometer perjúrio) a nossa idade biológica? Se faço os possíveis para envelhecer mais devagar, se pareço mais novo, se me identifico como sendo mais novo, porque não poder inscrever-me no que quer que seja pela idade com a qual me identifico e com a qual todos os que me veem acham que eu tenho? Porque tenho de dizer (sempre) a minha idade cronológica? Acham justo?

Caros senhores (especialmente os liberais de extrema esquerda que têm poder político), este é um manifesto pela identidade etária. Não pretendemos abolir a data de nascimento do Cartão do Cidadão nem mudá-la legalmente, até porque alterar o passado e a nossa biologia seria ridículo, porém, reparem na subtileza e na ironia, estou a falar de idade biológica que a ciência reconhece e deveria prevalecer sobre registos civis!
Aquilo que pretendemos é simples: sempre que a idade seja utilizada para nos agrupar a um determinado grupo etário, ou para decidir a forma como iremos ser tratados, ou para adequar tratamentos fisiológicos, deverá ser utilizada a idade com a qual nos identificamos (e a ciência confirma como sendo a nossa idade biológica) em vez da idade cronológica, a idade baseada na nossa data de nascimento.

Parece-me que temos mais uma escada para escalar para que consigamos chegar a uma sociedade mais justa e amiga de todos, não?
Para já, para quem quer começar a luta, é simples: comecem a referir, em detrimento da idade cronológica, e sempre que se justificar, a vossa idade biológica (acompanhado da designação "idade biológica" ou "identidade etária"). Vamos pessoal! A luta começa agora!

Sem comentários: