CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Polígrafo: o Che Guevara foi uma figura simbólica e fofinha?

O que está em causa?
O Che Guevara é um ícone muito popular, está presente em diversos artigos desde t-shirts até almofadas ou mesmo peluches! Esta admiração advém do facto de Che Guevara ter sido uma figura preponderante na revolução cubana. A lenda afirma que ele foi um autêntico "Jesus" que apenas praticou o bem, ajudou imensas pessoas e foi um autêntico herói, daí ser admirado por milhares de pessoas por todo o mundo que ainda o idolatram.
Mas, terá isso sido verdade?

Comecemos pelo simples facto de Che Guevara ter participado ativamente numa revolução que impôs uma ditadura. Meus amigos, isto é o mesmo que Jesus Cristo há 2000 anos ter profetizado ideias de fascismo e ter criado um clube terrorista com o objetivo de deitar abaixo o Império Romano. "Que viesse o diabo e escolhesse" diria o leitor. Tudo bem, mas para a nossa análise o importante é que consideremos que o lugar de quem defende tais ideias é no hospital psiquiátrico e não numa almofada ou num peluche, que eventualmente, ofereceremos a uma criança, não é?
Depois, continuemos pelo facto de, como médico (que jurou que salvaria vidas e tal...), ter vestido a farda militar, ter alvejado e morto algumas pessoas, e ter participado em execuções sumárias. Sim, estão a ver aquela imagem de vários judeus alinhados contra uma parede e serem fuzilados por soldados nazis? Ele fez, exatamente, o mesmo!
A seguir, passemos ao facto de ter apoiado campos de concentração para "reeducação" para onde atiravam gays, alcoólicos, católicos e afins. Mas, mas, mas... os campos de concentração nem são assim tão maus desde que não tenham câmaras de extermínio... certo? Nem por isso, (também) foi com eles que Estaline exterminou 2x mais pessoas que Hitler e só não precisou de cianeto de hidrogénio porque o frio da Sibéria bastava!

Assim sendo, à luz destes factos, é seguro afirmar que não, Che Guevara não foi de todo fofinho, e se realmente é considerada uma figura simbólica, é-o nos mesmos termos em que uma latrina também o é.

Na escala de classificação do CarlosaxCritical, esta afirmação é:
Falsa

Sem comentários: