CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O paradigma Você

Bem, há pessoas que me enervam quando dizem que não se deve tratar por "você" os outros....
Vamos lá ver, o que é "você"? Bem, é um pronome...e como tal, pode claramente ser usado em substituição de um nome... Para quem diz que tratar por "você" é mau...não acham que ainda é pior tratar alguém pela profissão/título ou pela 3ª pessoa? 
Tratar alguém pela 3ª pessoa, é realmente muito estúpido, porque é como se essa pessoa não estivesse presente...ou simplesmente podem ocorrer confusões...
- "Então o Sr. Manel tá bom?" 
- "Mas você tá a falar de mim (que estou aqui mesmo ao lado), ou do meu irmão que tem o mesmo nome que eu?"
A segunda consequência, é o facto de tratar alguém pela profissão, que por um lado pode ser bom se nos esquecermos do nome, mas por outro lado é mau, porque se falarmos para um grupo de colegas....
- "Óh senhor engenheiro, como vai a vida?"
- "Qual senhor engenheiro? O da esquerda, o da direi.....
Enfim, já para não falar de uma generalização pior, a d'"O Senhor".....
- "O Senhor tá bom?"
- "Hahah...o Senhor tá no céu..." (a seca de sempre).
Acho que o leitor, ao ver estes argumentos, que podem estupidificar qualquer conversação, vai optar por usar sempre o "você", que não ofende ninguém! Como pode um raio de um pronome ofender alguém?

Sem comentários: