CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

segunda-feira, 18 de março de 2013

Indivíduos que falam na 2ª pessoa

Há de tudo.. Pessoas normais que falam na 1ª pessoa eu isto eu aquilo... Pessoas com inteligência inferior e jogadores de futebol que falam na 3ª pessoa da 1ª pessoa, referindo-se a si mesmos como se fosse outra pessoa...(Atenção! É preciso ser um grande filósofo para chegar a este nível de Tai Chi...ou..simplesmente ter 60% dos neurónios em estado vegetativo) E depois há pessoas que só conseguem falar na 2ª pessoa.. Ora, este último tipo, é o mais interessante pois inicialmente dá ideia de bipolaridade..mas, depois percebemos que se tratam apenas de estrábicos linguistas..pois nunca sabemos de quem e para quem falam.. Senão vejamos:

- "Então conte-me lá como foi apanhado no assalto que fez.."
- "Tu entras no banco, apontas a arma às pessoas, pedes o dinheiro só que está um polícia na sala que te prende logo!"
Mas o que é isto? Estás a descrever um puzzle ou um jogo? Que raio é isto? Eu? "Tu" ou "eu"? Bom.. eu percebo que estes broeiros não queiram falar na 1ª pessoa do singular..pois poderia criar uma situação muito romântico-lírico-ego-centrista, e preferem ser humildes redireccionando tudo isso para o ouvinte.. Por exemplo, "tu atravessas montes e vales" fica muito melhor (é não é? o próprio leitor agora sentiu-se inspirado!) do que "eu atravesso montes e vales".. Só que isto é como um ovo Kinder que tem um brinde de merda..pois tanta inspiração, mas..quem atravessa montes e vales é na realidade quem está a falar.. Só que quando nos apercebemos disso, já a conversa acabou ao tempo...Bolas!!
Daí que, ficamos sempre na dúvida...indivíduos que falam na 2ª pessoa, tanto podem ser grandes poetas como idiotas que fizeram a disciplina de Português de uma maneira miguelrelviana..

Outra situação interessante desta forma de falar, é que temporariamente estes indivíduos começam a tratar alguém, que normalmente tratam por "você", por "tu"..criando uma situação touretteana que leva a muitos internatos em hospícios por lapso...

E portanto, pelo sim pelo não..sempre que queremos falar de acções passadas que realizámos, vamos escolher apenas entre a 1ª pessoa do singular (bom!) ou a 3ª pessoa do singular (razoável!), ok?

Sem comentários: