CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Estrangeirismos

Ahhh..a geração MTV é uma coisa que me fascina! Isto porque não há um único apresentador da MTV Portugal, que consiga dizer uma única frase inteira que não tenha estrangeirismos. E o pior é que passaram esta forma de falar a toda uma geração. Ora, isto é assustador porque ver os programas da MTV é o que é, mas não estou aqui para falar disso.

Mas então porque raio os jovens actualmente, usam de forma exacerbada estrangeirismos? Vamos ver o seguinte exemplo: Eu meti os files todos na pen, para tu durante a night fazeres upload para a cloud. Os filmes estão em 1080p (ler: ten eight pi). 
Pronto ok, admito: não é tão mau como a comunicação monossilábica e pré-paralesia-cerebral de um rapper (io, ye, yoyoyoh, ma men). Mas valha o Deus, se há alternativas em português a estes estrangeirismos, porquê misturar línguas? Às vezes até o raio dos números dizem em inglês! É incrível... É que nem um bilingue com trissomia 21 faz tal coisa!
Será que o fazem para mostrar quanta exacerbada cultura têm? Ou que se é muito cool? É que a imagem com que fico, é algo assustadora. Penso sempre que o interlocutor acabou de ter um derrame cerebral, ou...que é bipolar por natureza.
- Então, está tudo..fine? 
- Ai..ai meu deus, queres ver que este queimou mais neurónios de uma vez só, do que aqueles que o Rui Reininho queima numa semana devido ao consumo de bebidas da sua garrafeira pessoal mais conhecida como armazém? Ahhhh não..afinal, optou por usar um estrangeirismo para tornar a sua intervenção mais sensual.  
Não! Isto não é de todo porreiro meus amigos, é simplesmente estúpido. De cada vez que se usa um estrangeirismo, que tenha um correspondente português, devia-se apanhar um choque maior do que saber que um DJ é considerado um músico.
Eh pá bolas, será assim tão difícil resistir à tentação de usar estrangeirismos?? Serão imposições da troika? (Ahhh filhos da p... outro estrangeirismo!).

Sem comentários: