CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!

CarlosaxCritical Sketches - 10 anos!
Reveja as 7 temporadas e as Rapidinhas da primeira série portuguesa de animação online

domingo, 7 de abril de 2013

Os tugas não são latinos!

Ainda não percebi o conceito de "latino". É muito frequente as pessoas referirem-se aos portugueses como latinos..mas, vamos parar um pouco para analisar a situação e enculturarmo-nos? Vamos lá..
O povo mais inteligente e culto do mundo - os norte-americanos - definem espano-latino-americanos como todos os indivíduos de origem espânica e latino-americana. Ora, é óbvio que aos olhos deles nós estamos ou na América latina ou em Espanha...mas..admirem-se..não estamos! Portanto, não nos inserimos nesta definição de "latinos".
Outra definição diz que latinos são aqueles que falam latim..ora..para além de advogados, juízes e açorianos..a maioria dos portugueses não fala latim..portanto mais uma vez..também não encaixamos nesta definição.
A Europa Latina engloba toda a região de antigos países que pertenciam ao império romano, onde Portugal se incluí, no entanto também a França e a Alemanha estão nesse grupo. E, nem de perto nem de longe eles se inserem na ideia de "latinidade", nem pelo aspecto, pois normalmente não vão "ao forno", nem por beberem álcool como quem bebe água.. (ok, talvez este não tenha sido o melhor exemplo).

Portanto eu pergunto: porque raio colocam os portugueses na classe de "latino"? Será pela proliferação de azeitismo? O azeitismo nem sequer foi inventado nos países do Sul...veio de França e foi inserido no futebol pelo inglês David Beckham. Será pelo aspecto de churrasco que as pessoas têm? Qualquer país com sol e praias, gera pessoas que parece que trabalharam em minas de volfrâmio!

Daí que, não percebo porque raio somos "latinos"??

Sem comentários: